Charla Tradicionalista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conhecendo a Carta de Princípios

2 participantes

Ir para baixo

Conhecendo a Carta de Princípios Empty Conhecendo a Carta de Princípios

Mensagem por Francisco Silveira Sex Ago 20, 2010 8:30 pm

Texto por Francisco Silveira (eu mesmo ^^) baseado em material encontrado no Sítio Eletrônico do MTG: www.mtg.org.br
Escrito inicialmente para o Sítio Eletrônico do CTG Pousada da Serra: www.ctgpousadadaserra.com.br

Escrita por Glaucus da Fonseca, um dos mais inteligentes tradicionalistas de todos os tempos, este é sem dúvida um dos mais importantes documentos do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A Carta de Princípios foi, também na época de sua criação, crucial para o bom desenvolvimento do MTG, uma vez que uma vez que o movimento crescia quase que exponencialmente já naqueles tempos, o poder público e o exército brasileiro já estavam ambos vendo o MTG como um movimento que perigosamente pendia para o lado revolucionário e separatista, pois exaltava a Revolução Farroupilha e seus mentores, e também o dia 20 de Setembro, e isso os levaram a ver o movimento com certa desconfiança.

Mas então, vem Glaucus e com sua brilhante mente considerada avançada para sua época e escreve, solitariamente, a Carta de Princípios, e a apresenta, no 7º Congresso Tradicionalista, de 20 a 23 de Outubro de 1960, no CTG “Vinte de Setembro”, 3ª RT, cidade de Santo Ângelo, onde foi delegado uma comissão que iria, para o próximo Congresso, analisar ponto a ponto a Carta e dariam então seu parecer a respeito da mesma. Com um parecer favorável da comissão, foi então aprovada a Carta de Princípios no 8º Congresso Tradicionalista, de 20 a 23 de Outubro de 1961, na cidade de Taquara, 22ª RT.

A aprovação (e conseqüentemente divulgação) da Carta de Princípios pelo movimento mudou completamente a opinião do poder público em relação ao MTG, fazendo-o perceber que os tradicionalistas queriam andar lado a lado com os governantes, e nada além disso.

Hoje em dia a Carta de Princípios é o documento norteador de todas as entidades e regiões tradicionalistas, pois segundo o próprio MTG:

“A carta de princípios é a primeira e principal diretriz filosófica do Tradicionalismo, é o documento máximo a nortear e a orientar as atividades do Movimento Tradicionalista Gaúcho, através das Regiões
Tradicionalistas e suas entidades filiadas.”
(FONTE: sítio eletrônico do MTG, http://www.mtg.org.br/principios.html)

Por fim, então, vale ressaltar que a Carta de Princípios deve ser conhecida e entendida por todos os tradicionalistas, e mais importante ainda, ela deve ser seguida e respeitada, para que o movimento possa crescer e propagar sua filosofia da melhor forma possível, sempre visando o bem social, que é, no fim das contas, tudo o que é transmitido pela Carta.


Confira, a seguir, a Carta de Princípios transcrita na íntegra:

I - Auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo.
II - Cultuar e difundir nossa História, nossa formação social, nosso folclore, enfim, nossa Tradição, como substância basilar da nacionalidade.
III - Promover, no meio do nosso povo, uma retomada de consciência dos valores morais do gaúcho.
IV - Facilitar e cooperar com a evolução e o progresso, buscando a harmonia social, criando a consciência do valor coletivo, combatendo o enfraquecimento da cultura comum e a desagregação da família.
V - Criar barreiras aos fatores e idéias que nos vem pelos veículos normais de propaganda e que sejam diametralmente opostos ou antagônicos aos costumes e pendores naturais de nosso povo.
VI - Preservar o nosso patrimônio sociológico representado, principalmente, pelo linguajar, vestimenta, arte culinária, forma de lides e artes populares.
VII - Fazer de cada CTG, um núcleo transmissor da herança social e através da prática e divulgação dos hábitos locais, noção de valores, princípios morais, reações emocionais, etc.; criar em nossos grupos
sociais uma unidade psicológica, com modos de agir e pensar coletivamente, valorizando e ajustando o homem ao meio, para reação em conjunto frente aos problemas comuns.
VIII - Estimular e incentivar o processo aculturativo do elemento imigrante e seus descendentes.
IX - Lutar pelos direitos humanos de Liberdade, Igualdade e Humanidade.
X - Respeitar e fazer respeitar seus postulados iniciais, que tem como característica essencial a absoluta independência de sectarismos político, religioso e racial.
XI - Acatar e respeitar as leis e os poderes públicos legalmente constituídos, enquanto se mantiverem dentro dos princípios do regime democrático vigente.
XII - Evitar toda a forma de vaidade e personalismo que buscam no Movimento Tradicionalista veículo para projeção em proveito próprio.
XIII - Evitar toda e qualquer manifestação, individual ou coletiva, movida por interesses subterrâneos de natureza política, religiosa ou financeira.
XIV - Evitar atitudes pessoais ou coletivas que deslustrem e venham em detrimento dos princípios da formação moral do gaúcho.
XV - Evitar que núcleos tradicionalistas adotem nomes de pessoas vivas.
XVI - Repudiar todas as manifestações e formas negativas de exploração direta ou indireta do Movimento Tradicionalista.
XVII - Prestigiar e estimular quaisquer iniciativas que, sincera e honestamente, queiram perseguir objetivos correlatos com os do tradicionalismo.
XVIII - Incentivar em todas as formas de divulgação e propaganda, o uso sadio dos autênticos motivos regionais.
XIX - Influir na literatura, artes clássicas e populares e outras formas de expressão espiritual de nossa gente, no sentido de que se voltem para os temas nativistas.
XX - Zelar pela pureza e fidelidade dos nossos costumes autênticos, combatendo todas as manifestações individuais ou coletivas, que artificializem ou descaracterizem as nossas coisas tradicionais.
XXI - Estimular e amparar as células que fazem parte de seu organismo social.
XXII - Procurar penetrar e atuar nas instituições públicas e privadas, principalmente nos colégios e no seio do povo, buscando conquistar para o Movimento Tradicionalista Gaúcho a boa vontade e a
participação dos representantes de todas as classes e profissões dignas.
XXIII - Comemorar e respeitar as datas, efemérides e vultos nacionais e particularmente o dia 20 de setembro, como data máxima do Rio Grande do Sul.
XXIV - Lutar para que seja instituído, oficialmente, o Dia do Gaúcho, em paridade de condições com o Dia do Colono e outros “Dias” respeitados publicamente.
XXV - Pugnar pela independência psicológica e ideológica do nosso povo.
XXVI - Revalidar e reafirmar os valores fundamentais da nossa formação, apontando às novas gerações rumos definidos de cultura, civismo e nacionalidade.
XXVII - Procurar o despertamento da consciência para o espírito cívico de unidade e amor à Pátria.
XXVIII - Pugnar pela fraternidade e maior aproximação dos povos americanos.
XXIX - Buscar, finalmente, a conquista de um estágio de força social que dê ressonância nos Poderes Públicos e nas Classes Rio-Grandenses para atuar real, poderosa e eficientemente, no levantamento dos padrões de moral e de vida do nosso Estado, rumando, fortalecido, para o campo e homem rural, suas raízes primordiais, cumprindo, assim, sua alta destinação histórica em nossa Pátria.
Francisco Silveira
Francisco Silveira
Administrador

Mensagens : 46
Pontos de Trova : 127
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 31
Localização : Nova Petrópolis, RS

https://ctradicionalista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo a Carta de Princípios Empty Re: Conhecendo a Carta de Princípios

Mensagem por Fábio Rodrigo Guaragni Seg Ago 23, 2010 8:52 am

Pois que documento inteligente!!

2011 é um ano especial: 60 anos de Carta de Princípios!!!

Manoelito Savaris disse: "Quando tudo parece estar perdido. Quando achamos que uma questão não tem mais solução. Então devemos, num local silencioso, fazer a releitura da Carta de Princípios. Lá, entre suas linhas, vamos achar uma saída."

Isso é uma verdade. Eu já fiz isso!

Fábio Rodrigo Guaragni
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 33
Pontos de Trova : 48
Data de inscrição : 19/08/2010
Idade : 45
Localização : Nova Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo a Carta de Princípios Empty Re: Conhecendo a Carta de Princípios

Mensagem por Francisco Silveira Seg Ago 23, 2010 9:31 am

Realmente, deve-se tirar o chapéu para o Glaucus. Como eu mesmo disse no texto, um dos maiores tradicionalistas de todos os tempos.

Cuidado com a informação errada, índio velho (hehe), são cinquenta anos da carta (Aprovada em 1961).

Esse Manoelito é otro xirú guapo igual aos da Serra (hauhauhau).
Francisco Silveira
Francisco Silveira
Administrador

Mensagens : 46
Pontos de Trova : 127
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 31
Localização : Nova Petrópolis, RS

https://ctradicionalista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo a Carta de Princípios Empty Re: Conhecendo a Carta de Princípios

Mensagem por Fábio Rodrigo Guaragni Seg Ago 23, 2010 9:37 am

Bá!!!

Errei o pealo...

É verdade: são 50 (erro de cálculo)

Fábio Rodrigo Guaragni
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 33
Pontos de Trova : 48
Data de inscrição : 19/08/2010
Idade : 45
Localização : Nova Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo a Carta de Princípios Empty Re: Conhecendo a Carta de Princípios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos